Controle proativo de corrosão com sensores Hamilton Arc para proteger ativos de alto valor
Setor: Serviços de manutenção predial
Aplicação: Monitoramento de condutividade e oxigênio dissolvido em sistemas de água quente e fria
Sistemas de água quente e fria compõem a base de operação de todos os tipos de edifícios. Além disso, a água utilizada para transferir calor ou frio pode ser não tratada ou conter inibidores, dependendo da aplicação. Dessa forma, técnicos instalam tubulações de aço ou cobre, enquanto válvulas e trocadores de calor utilizam alumínio ou latão. No entanto, altos níveis de oxigênio aceleram a corrosão de metais, especialmente ferro e aço, e comprometem o sistema. Esse processo leva à necessidade de limpezas, lavagens ou substituições que elevam os custos de manutenção.


Benefícios
Os sensores Hamilton oferecem leituras robustas e estáveis, permitindo que a equipe realize calibrações esporádicas. Além disso, esses sensores operam sem interferência elétrica de outros equipamentos da sala de máquinas, o que garante dados confiáveis. Por isso, técnicos realizam manutenções rápidas e aproveitam a longa vida útil dos sensores. Outro ponto importante é que a calibração se torna prática, pois o cabeçote do sensor armazena os dados diretamente.
Por exemplo, em hospitais, falhas na tubulação podem fechar alas ou adiar cirurgias. Entretanto, o monitoramento do oxigênio dissolvido e da condutividade da água impede esse tipo de prejuízo. Dessa forma, a equipe identifica vazamentos, instalações inadequadas ou manutenção deficiente. Ao mesmo tempo, o controle da condutividade mantém as concentrações de inibidores na faixa ideal, evitando corrosão e desperdício. Portanto, esse equilíbrio protege o sistema e preserva a eficiência.

Entre em contato com nossa equipe para implementar o monitoramento remoto de sistemas de aquecimento e resfriamento e proteger seus ativos de alto valor.