Início » Guias Técnicos » Monitoramento remoto de sistemas comerciais de aquecimento e resfriamento

Guias Técnicos

Monitoramento remoto de sistemas comerciais de aquecimento e resfriamento

Controle proativo de corrosão com sensores Hamilton para proteger ativos de alto valor

Antes mesmo que problemas de desempenho ou falhas estruturais se tornem visíveis, o Monitoramento remoto de aquecimento e resfriamento permite acompanhar continuamente as condições dos sistemas térmicos, identificando variações operacionais, presença de oxigênio dissolvido e outros fatores críticos que impactam a integridade das instalações. Com dados em tempo real e análise preventiva, é possível antecipar riscos, otimizar a operação e reduzir intervenções corretivas, garantindo maior confiabilidade e eficiência aos sistemas prediais.

Sistemas de água quente e fria compõem a base de operação de todos os tipos de edifícios. Além disso, a água utilizada para transferir calor ou frio pode ser não tratada ou conter inibidores, dependendo da aplicação. Dessa forma, técnicos instalam tubulações de aço ou cobre, enquanto válvulas e trocadores de calor utilizam alumínio ou latão. No entanto, altos níveis de oxigênio aceleram a corrosão de metais, especialmente ferro e aço, e comprometem o sistema. Esse processo leva à necessidade de limpezas, lavagens ou substituições que elevam os custos de manutenção.

Monitoramento remoto de aquecimento e resfriamento: sala de máquinas típica para sistemas de LTHW e CHW
Foto: sala de máquinas típica para sistemas de LTHW e CHW
Monitoramento remoto de aquecimento e resfriamento: corrosão em um tubo de retorno de água fria de aço.
Foto: corrosão em um tubo de retorno de água fria de aço.

Benefícios do monitoramento remoto de aquecimento e resfriamento

Os sensores Hamilton oferecem leituras robustas e estáveis, permitindo que a equipe realize calibrações esporádicas. Além disso, esses sensores operam sem interferência elétrica de outros equipamentos da sala de máquinas, o que garante dados confiáveis. Por isso, técnicos realizam manutenções rápidas e aproveitam a longa vida útil dos sensores. Outro ponto importante é que a calibração se torna prática, pois o cabeçote do sensor armazena os dados diretamente.

Por exemplo, em hospitais, falhas na tubulação podem fechar alas ou adiar cirurgias. Entretanto, o monitoramento do oxigênio dissolvido e da condutividade da água impede esse tipo de prejuízo. Dessa forma, a equipe identifica vazamentos, instalações inadequadas ou manutenção deficiente. Ao mesmo tempo, o controle da condutividade mantém as concentrações de inibidores na faixa ideal, evitando corrosão e desperdício. Portanto, esse equilíbrio protege o sistema e preserva a eficiência.

Sensores para monitoramento remoto de aquecimento e resfriamento
Foto: sensores Hamilton

Entre em contato com nossa equipe para implementar o monitoramento remoto de sistemas de aquecimento e resfriamento e proteger seus ativos de alto valor.

Sergio Xavier

Graduado em Instrumentação, Controle de Processos e Automação Industrial, atuando de forma estratégica e técnica em diversos segmentos industriais, incluindo Indústrias Químicas, Petroquímicas, Óleo & Gás, Geração e Cogeração de Energia (Termelétricas), Papel & Celulose, Siderurgia, Alimentos e Bebidas, entre outros. Há 25 anos contribuído com soluções inovadoras e sustentáveis, promovendo a eficiência operacional, a confiabilidade de processos e a modernização tecnológica em ambientes industriais críticos.

Funcionamento e aplicação de Termopares