Início » Guias Técnicos » Plantas de tratamento de água

Guias Técnicos

Plantas de tratamento de água

Saiba como funcionam as plantas de tratamento de água e seus processos essenciais para tornar a água segura para consumo.

Visão geral das plantas de tratamento de água

As plantas de tratamento de água tratam a água para torná-la segura para consumo humano e outros usos. O processo envolve várias etapas que removem impurezas e contaminantes. Normalmente, a água chega à planta por gravidade; entretanto, em alguns casos, bombas de elevação transportam a água de lagos ou rios. O tamanho dessas bombas depende do volume de fluxo e da pressão necessária. Além disso, bombas maiores, acima de 1 megawatt, usam rolamentos de filme fluido, enquanto bombas menores contam com elementos rolantes.

plantas de tratamento de água

Tratamento Típico de Água

Remoção de sólidos e floculação

Primeiro, os operadores retiram objetos físicos e partículas grandes usando peneiras e transportadores. Além disso, eles monitoram os motores dos transportadores com transmissores de velocidade para evitar problemas causados por detritos. Em seguida, os técnicos adicionam coagulantes, como o sulfato de alumínio, para tratar os sólidos suspensos. Esse produto químico neutraliza a carga das partículas e ajuda na formação de aglomerados.

No tanque de coagulação, os operadores mexem a mistura lentamente e, depois, direcionam o líquido para o tanque de floculação. Lá, os flocos continuam se formando. Enquanto isso, os motores dos misturadores giram em baixa rotação e exigem monitoramento constante para prevenir falhas, seguindo as diretrizes do Instituto Hidráulico. Dessa forma, os processos seguem de maneira eficiente e segura.

Sedimentação e filtração

Após a floculação, os sólidos depositam-se no tanque de sedimentação, permitindo que a água mais limpa siga adiante. Em seguida, os técnicos filtram a água usando filtros de areia, removendo partículas menores e garantindo um padrão adequado de clareza.

Existem três tipos principais de filtros de areia: rápidos, de fluxo ascendente e lentos. Todos combinam processos físicos, químicos e biológicos para purificar a água. Além disso, em situações de maior fluxo, bombas ajudam a mover a água pelos filtros ou realizam a retro-lavagem para manter sua eficiência. Para filtros maiores, os operadores utilizam rolamentos de filme fluido e sensores para monitorar o desempenho das bombas.

Além da areia, o antracito serve como meio filtrante em sistemas de dupla mídia, removendo partículas menores que a areia sozinha não conseguiria. Por fim, os técnicos adicionam cloro para desinfecção, eliminando microrganismos remanescentes. Dessa forma, a água sai da planta com qualidade adequada para consumo.

Se deseja melhorar ou substituir seus sistemas de tratamento, entre em contato conosco hoje mesmo para receber soluções personalizadas e orientações especializadas.

Conteúdo adaptado de um artigo publicado em metrixvibration

Tratamento de Águas Residuais

As plantas de tratamento de esgoto limpam o esgoto e a água para que possam ser reaproveitados para nosso uso. Leia Mais…

Tratamento de Águas Pluviais

O tratamento de águas pluviais captura poluentes e contaminantes do escoamento superficial antes que alcancem corpos d’água. Leia Mais…

Karina Carvalho

Analista de Marketing e Design na Alutal, com mais de 15 anos de experiência em comunicação visual, branding e conteúdo técnico para o setor industrial. Desde 2022, atuo na criação de materiais gráficos, ações de endomarketing, estratégias digitais e apoio a eventos, contribuindo para o fortalecimento da marca no segmento de instrumentação industrial.

Funcionamento e aplicação de Termopares