Início » Guias Técnicos » Sensores de monitoramento de condições

Guias Técnicos

Sensores de monitoramento de condições

A Metrix é líder experiente no setor de monitoramento de condições e proteção de ativos.

Sensores de monitoramento de condições são essenciais para reduzir custos e aumentar a segurança
Sensores de monitoramento de condições são essenciais para reduzir custos e aumentar a segurança

A Metrix é líder experiente no setor de monitoramento de condições e proteção de ativos.

Um sistema de monitoramento de condições é um componente importante para melhorar a garantia de qualidade e a segurança, especialmente para operações industriais envolvendo máquinas rotativas e alternativas. Esses sistemas permitem que um técnico ou um processo automatizado mantenha um olhar atento sobre as condições operacionais de equipamentos valiosos, garantindo que estejam funcionando corretamente e dentro de uma tolerância estabelecida, sem tempo de inatividade inesperado da produção. O Metrix fornece um aviso antecipado de um problema na máquina, para que você possa agir e realizar diagnósticos da máquina quando necessário.

O monitoramento de condições pode parecer bem diferente de um local para outro. Pode ser uma questão simples de colocar um único sensor de vibração que dispara um alarme quando uma máquina sai da tolerância, ou pode ser alcançado com uma rede complexa de muitos sensores que podem interagir com plataformas de software de ponta. A Metrix é especializada em fornecer produtos para as indústrias de petróleo e gás, petroquímica, oleoduto, separação de ar, geração de energia, torre de resfriamento, água/esgoto e química. Nosso foco nesses segmentos de mercado nos permite entregar resultados comerciais quantificáveis ​​para nossos clientes em escala global. Não importa quão sofisticado ou básico seja um sistema de monitoramento de condições, tudo começa com a instalação de sensores eletrônicos perto do equipamento monitorado.

Quais são os tipos de sensores de monitoramento de condições?

Existem vários tipos de sensores de monitoramento de condições, cada um dos quais funciona de forma um pouco diferente para atingir seu objetivo principal de garantir que o processo e as máquinas continuem funcionando corretamente.

Sensores de vibração

Historicamente, os sensores sísmicos foram criados inicialmente para ajudar a sociedade a prever a atividade de ondas sísmicas que poderiam levar a terremotos catastróficos. Agora, nós reaproveitamos esses sensores sísmicos para medir a vibração do revestimento em máquinas rotativas e alternativas. A vibração em equipamentos industriais pode ser um sinal de muitos problemas potencialmente sérios. Os sensores de vibração geralmente fornecem níveis gerais de vibração, indicando se seu ativo está sob estresse, mas também podem fornecer leituras mais sofisticadas; esses sensores são ideais para aplicações de monitoramento – obtendo notificação instantânea quando ocorrem falhas e análises mais aprofundadas que os especialistas em vibração podem fazer com dados de vibração de tendência.

A Metrix defende uma solução de monitoramento de vibração que faça sentido econômico para o impacto da máquina na planta. Para máquinas críticas de limitação de produção, defendemos uma solução de sensor que monitora cada rolamento ou lançamento, impulso e velocidade em máquinas rotativas ou alternativas. Para máquinas rotativas ou alternativas não críticas que afetam marginalmente a produção da planta, defendemos uma solução de sensor mínima para monitoramento e proteção ou, dependendo do ativo, um interruptor eletrônico ou mecânico para proteção.

Nossa solução depende do custo do cliente com o Tempo de Parada Não Programado. O Tempo de Parada Não Programado causado por um problema vindo de uma máquina rotativa ou reciprocante é o mais custoso para uma planta. A planta perde dinheiro com lucros perdidos (Custo de Oportunidade Perdida = perda de produção lucrativa), reparos rápidos, custos de material e mão de obra, custos de mão de obra em espera, problemas de qualidade, problemas de confiança do cliente/entrega e, mais importante, preocupações com a segurança do pessoal.

Sensores de temperatura

Os sistemas de monitoramento de condições podem ajudar a manter equipamentos sensíveis operando dentro de uma faixa de temperatura específica. Um sensor de temperatura é um dispositivo eletrônico que mede a temperatura do ambiente e converte os dados de entrada em dados eletrônicos para registrar, monitorar ou sinalizar mudanças de temperatura. Eles também podem ser projetados para desligar automaticamente o equipamento quando ele superaquece, potencialmente evitando uma substituição dispendiosa.

Sensores de inclinação

Para dispositivos que dependem de peças giratórias, pode ser crucial que eles sejam montados em uma superfície nivelada. Os inclinômetros, também chamados de sensores de inclinação, medem a inclinação ou o ângulo de objetos com base na gravidade em várias aplicações. Quando esses dispositivos começam a ficar desnivelados, a inércia constante da rotação pode rapidamente agravar o problema. Os sensores de inclinação permitem que você saiba até mesmo sobre pequenas mudanças no nível para que a planta possa agir e evitar quaisquer problemas de longo prazo.

Sensores de pressão

Os componentes industriais geralmente operam em condições muito extremas. Um sensor de pressão é um dispositivo eletrônico que detecta, regula ou monitora a pressão e converte os dados de pressão em um sinal eletrônico. Quando as pressões são anormais, você não só vê mudanças nos sensores de pressão, mas a condição vibratória da máquina muda, o que pode ser detectado pelos sensores de vibração.

Sensores de água ou líquido

Aplicações que exigem um suprimento constante de água ou outro líquido para manter outros equipamentos ou sistemas abastecidos, resfriados, lubrificados ou hidratados ou cheios exigirão sensores de fluxo. Um sensor de fluxo é um dispositivo eletrônico que mede ou regula a taxa de fluxo de líquidos e gases dentro de canos e tubos. Os sensores de fluxo geralmente usam pressão diferencial ou estresse, ou mudanças na assinatura eletromagnética e alguns até incluem tecnologia a laser. Essas medições também podem ser interpretadas por computadores e interfaces digitais para medir o fluxo. Isso ajuda a garantir que a quantidade correta de líquido esteja indo do ponto A ao ponto B. Um sistema de monitoramento de condições usando sensores de fluxo de líquido garante que as bombas possam ser desligadas antes que percam o fluxo e a pressão necessária, além de evitar que as bombas funcionem a seco, o que pode eventualmente destruir a bomba completamente se for permitido continuar. O monitoramento de vibração também é muito útil para detectar essas condições problemáticas.

Fotossensores

Até mesmo um simples sensor de detecção de luz como o que acende automaticamente suas luzes externas ao pôr do sol podem ser usadas em sistemas de monitoramento de condições. Por exemplo, uma área escura onde os motores funcionam sem intervenção humana pode ser monitorada para incêndios usando uma fotocélula.

Sistemas de monitoramento de condições multissensor

Os sistemas de monitoramento de condicionamento de ponta de hoje geralmente dependem de uma rede complexa de vários tipos diferentes de sensores de monitoramento de condições.

A Metrix tem sido a fornecedora preferida de sistemas de monitoramento de vibração industrial para muitos dos principais fabricantes e usuários finais do mundo, uma fonte confiável e segura de sensores de monitoramento de condições e outros componentes para manter sua máquina rotativa e reciprocante funcionando com segurança e corretamente.

Se você estiver interessado em saber mais, complementar ou substituir seus sistemas atuais, entre em contato conosco hoje mesmo para obter mais informações.

Este conteúdo foi adaptado de um artigo publicado em www.metrixvibration.com

Por Luis Gonzalez, gerente regional do sudeste do Texas

Karina Carvalho

Analista de Marketing e Design na Alutal, com mais de 15 anos de experiência em comunicação visual, branding e conteúdo técnico para o setor industrial. Desde 2022, atuo na criação de materiais gráficos, ações de endomarketing, estratégias digitais e apoio a eventos, contribuindo para o fortalecimento da marca no segmento de instrumentação industrial.

Funcionamento e aplicação de Termopares